23 de junho de 2013

Daqui para frente, nada mais ficará no 'deixa prá lá'

Pagar escola não é natural!

Sempre estudei em escola particular e não achava certo outras crianças não poderem estudar em uma escola de qualidade (?) como eu. Hoje sei que o errado é as classes média e alta pagarem duas escolas (a pública e a particular)...sei que o errado é a grande massa ficar com a opção ruim e nada ser feito.
Antes de ser mãe, batia no peito dizendo que colocaria meus filhos na rede pública e iniciaria aí uma luta pela melhoria da escola em que eles estudassem e das outras também, como conseqüência. Dizia que seria pela posteridade que submeteria meu filho a um ensino fraco. Que seria como um incentivo aos pais da classe média, um apelo para que matriculassem seus filhos na rede púbica e cobrassem a melhoria dela. Seria como uma campanha por um futuro onde todas as crianças compartilhassem do ensino público e de qualidade como exige a constituição. Daí, em 2007, surgiu o projeto de lei 480/07 do Senador Cristovam Buarque que obrigaria os parlamentares a matricularem seus filhos na rede pública de ensino. Fiquei apreensiva com a possibilidade, mas claro que até agora não foi aprovado. O projeto é esse, três páginas de puro tapa na cara. Lindo! Claro que a imprensa direitista, as Vejas da vida, chamaram de absurdo, ditatorial e descabelado o projeto.
Bem, o meu filho veio. Ai ai... junto a ele veio uma coisa louca e quente no peito. Essa coisa só se acalma se eu sei que ele está bem, seguro, sendo tratado com carinho, respeito, paciência, aprendendo coisas saudáveis e tendo sua inocência protegida. Paralelamente a isso sinto que minhas ideologias estão cada vez mais frágeis e minha mente cada vez mais cansada, meu corpo...
 Matriculei meu filho numa escolinha particular... pelo menos até ele conseguir se defender, sei lá! Poxa, ele insiste em colocar a mochilinha nas costas, e vai entrando na escola tombando para um laaaado, depois pro oooutro. Eu fico vendo aquela coisinha tão frágil enfrentando uma mochila e um mundo tão pesado, tão injusto. Depois que ele nasceu passei a ter medo, o que antes nem conhecia.

Medo
Tenho medo de matricular meu filho numa escola pública, sim. Poxa, já trabalhei em duas escolas municipais como professora de arte voluntária. Foram dois anos em que vi greve de professores, pessoal terceirizado da limpeza sem salário por dois, três meses, banheiros imundos, obras inacabadas... Em aulas de produção textual, eu tinha crianças do 3° ano que não sabiam escrever o próprio nome. Também vi posições religiosas equivocadas, a meu ver, sendo passadas para as crianças, falta de preparo do pessoal. Vi crianças sendo liberadas porque não tinha comida. Vi crianças maduras pelas porradas que a pobreza dá, vi crianças, agressivas, carentes. Vi descaso da prefeitura. Vi muita coisa que me faz ter medo, apesar de também ter visto profissionais dedicados, amorosos e comprometidos, o que ainda me dá coragem.

Coragem
Mesmo com meu pequeno estudando na rede privada, ainda acredito que uma pressão das famílias brasileiras poderia ajudar a melhoria do ensino público. Acredito que uma campanha para que todos os pais matriculem seus filhos nos colégios municipais, estaduais e federais ajudaria na pressão por melhoria, por maiores investimentos. Até porque não podemos garantir que em uma escola particular nossos filhos tenham tudo aquilo que almejamos para eles. Matricular nossos filhos na rede pública, também é educar, é dar a eles noção de cidadania, exemplo de atitude anti-consumo, incentivo a lutarem por um país justo.

O povo
O povo está se conscientizando de que NÃO É NORMAL pagarmos plano de saúde, escola e passagem de ônibus porque nós já pagamos impostos, ora bolas! E de que também NÃO É NATURAL hospitais e escolas públicas terem baixa qualidade, como a administração pública faz parecer.
As atuais manifestações nos fazem acreditar, e espero que não seja uma utopia, que daqui para frente nada mais ficará no deixa prá lá .


3 comentários:

  1. OI MINHA LINDA!!!

    QUANTO TEMPO!! QUANTAS SAUDADES!!!
    ANDO ACOMPANHANDO SEUS ESCRITOS E, DENTRO DE TANTOS TEMAS, HOJE LI O
    Daqui para frente, nada mais ficará no 'deixa prá lá!!

    ACHEI INTERESSANTE E MUITO CONHECIDO POR MIM SUA DESCRIÇÃO DO SENTIMENTO MEDO!!
    COMUNICO QUE, DEPOIS DO EVENTO DA MATERNIDADE, NUNCA MAIS ESSE SENTIMENTO VAI TE ABANDONAR.
    VARIADOS SERÃO OS MEDOS QUE SENTIRÁ DURANTE O CRESCIMENTO INEVITÁVEL DO PEQUENO SAMUEL, E MESMO APÓS SUA VIDA ADULTA.
    PAIS QUE AMAM SUAS CRIAS, SENTIRÃO SEMPRE ESSE SENTIMENTO, POIS DESEJAMOS QUE ELAS TENHAM SOMENTE COISAS BOAS, FELICIDADE, PLENITUDE, PAZ, BOA SAÚDE, PROSPERIDADE, ETC, E SEMPRE TEREMOS RECEIO POR ELES.
    ENTÃO, PREPARE SUA CANETA (OU DEDOS PARA DIGITAR), POIS MUITOS ANSEIOS TERÁ AINDA PRA EXPRESSAR.
    BJSSS




    Sônia Tristão

    ResponderExcluir
  2. LEGAL O POST.
    MUITO SINCERO, SEM MÊDO DE EXPOR AS SUAS CONTRADIÇÕES.
    LEGAL.

    ResponderExcluir